top of page

ENCONTRO I

8 de março de 2022

Na terça-feira, dia 8 de março de 2022, o Centro Comunitário e Cultural Galópolis organizou o primeiro encontro do inventário participativo de Galópolis, que tem como objetivo criar um espaço para a comunidade falar sobre seus patrimônios culturais e demandas de preservação.
Na ocasião, contamos com a presença de estudantes das escolas locais, moradores e trabalhadores de Galópolis e construímos coletivamente um quadro com as principais manifestações culturais da região que podem ser consideradas patrimônio cultural.
Nosso próximo passo é analisar o que foi feito e identificar quais dos patrimônios identificados vamos pesquisar primeiro. No próximo encontro, precisamos de você, comunidade de Galópolis, para falar sobre suas memórias e histórias referentes ao Círculo Operário Ismael Chaves Barcellos. 
Então você, galopolitano e galopolitana que viveu a história do Círculo Operário, está convidado a trazer suas memórias orais, fotos, documentos e demais objetos que ajudam a escrever a trajetória desse importante espaço para a comunidade!

Eventos: Biografia

ENCONTRO II

15 de março de 2022

O SEGUNDO ENCONTRO DO INVENTÁRIO PARTICIPATIVO DE GALÓPOLIS PEGOU FOGO 

No segundo encontro, ocorrido no dia 15 de março na Igreja de Nossa Senhora do Rosário de Pompéia, tratamos sobre diversos assuntos!

Em um primeiro momento, conversamos sobre os objetivos do inventário participativo: identificar e preservar o patrimônio cultural de Galópolis. Isso significa que queremos ir além do que apenas listar estes bens culturais – queremos que ele sejam valorizados e preservados!

Por isso, optamos por iniciar as pesquisas sobre o patrimônio de Galópolis estudando sobre um bem que foi citado nas duas listas feitas no encontro do dia 7 de março: o Círculo Operário Ismael Chaves Barcellos.

Conversamos sobre como o tombamento é importante para a preservação do prédio, mas que somente com o tombamento não teremos a garantia de um espaço para a comunidade! Então além de pressionar o prefeito a aceitar o tombamento, precisamos solicitar que a Prefeitura faça um convênio com a comunidade.

Todos os presentes decidiram se engajar nessa luta e assinaram o abaixo-assinado que se encontra disponível para a assinatura de todos interessados. Quer assinar? Comenta aqui embaixo ou mande uma mensagem pra gente!

Depois começamos a pensar em formas de tornar pública a história do Círculo Operário, porque afinal de contas, só valoriza e preserva o patrimônio que o conhece! Então decidimos organizar uma exposição! 

Por isso, precisamos da sua ajuda mais do que nunca! Ajude a montarmos essa exposição emprestando fotos, documentos e objetos que contam a trajetória do Círculo na comunidade de Galópolis! Prometemos que o acervo emprestado voltará intacto! 

Eventos: Biografia

ENCONTRO III

22 de março de 2022

TEM MUITA COISA DESCONHECIDA NA HISTÓRIA DO CÍRCULO OPERÁRIO! 🤯 
No terceiro encontro do inventário participativo de Galópolis, a comunidade trouxe fotos, documentos e objetos que ajudam a contar a história do Círculo Operário Ismael Chaves Barcellos.
Foi um vasto acervo identificado e organizado de forma a compor a linha do tempo desta importante entidade para Galópolis – partindo da sua construção, chegando à sua inauguração, ocupação, desocupação, leilão, reocupação, interdição e revitalização. Será que você fez parte de alguma destas etapas?
Mas ainda assim restaram dúvidas. Que tal ajudar a buscar estas respostas? 🤔
Segundo as bibliografias, a sede social do Círculo Operário começou a ser construída em 1953 e foi terminada em 1955. Mas ela só foi inaugurada em 1964. Por quê?
Quando surgiu a boate Dancing Days? De quem foi a iniciativa? E quando ela fechou?
A organização do Círculo Operário foi dissolvida em 1982. Por quê?
E se o espaço deixou de ser para a comunidade neste ano, por que alguns eventos sociais continuaram sendo feitos até o fim da gestão Sehbe?
Onde estão os documentos criados pelo próprio Círculo Operário? Para onde eles foram depois da falência do Lanifício Sehbe? E os objetos?
E a pergunta que não quer calar: por quê o corpo de bombeiros interditou o prédio do Círculo Operário por problemas na fiação elétrica quando na verdade o sistema elétrico já havia sido desligado?
Ajuda a gente a descobrir as respostas para essas dúvidas! Participe do próximo encontro do Inventário Participativo de Galópolis!

Eventos: Biografia
bottom of page