“Galópolis não é um cenário construído, daqueles compostos de réplicas, criando memórias, com o único objetivo de atrair turistas, à margem da preservação e da verdade histórica. Esse cenário aqui é de verdade. Ele tem as lembranças impregnadas nas paredes – feito por pessoas de carne e osso, que ali viveram e vivem seus dias [...].”
Tânia Maria Zardo Tonet
OBJETIVO
Criar um centro de referencia cultural e arquitetônica para a comunidade, município, estado e país. Desenvolvendo atividades de suporte e serviços comunitários de forma sustentável através de parceria público privadas, disseminando a cultura local, promovendo a história, potencializando o turismo e transformando a matriz econômica local.
PROJETO_FASE 1
A primeira fase do Projeto CCCG consiste na realização de três etapas e serem realizadas e médio prazo, sendo elas a assinatura do convênio, captação de recursos e ocupação transitória.
CONVÊNIO
Assinatura de convênio entre a Prefeitura de Caxias do Sul, proprietária do imóvel, e a Associação dos Moradores de Galópolis & Ponto de Cultura Galópolis_Fortalecendo Laços apoiados pelo Conselho Consultivo do CCCG, se esquadrando nas leis vigentes e buscando uma parceria longa e próspera para ambas as partes.
CAPTAÇÃO DE RECURSOS
A captação de recursos terá uma abordagem ampla, buscando de leis de inventivo a parcerias público-privadas. Toda a administração dos recursos captados será divulgada através do portal da transparência CCCG.
OCUPAÇÃO TRANSITÓRIA
A ocupação transitória pretende reestabelecer o uso do primeiro pavimento da edificação garantindo a acessibilidade e o cumprimento de todas as normas necessárias. Possibilitando o retorno de entidades e atividades que devem dar suporte e manutenção a edificação durante este período.