HISTÓRIA(S) E MEMÓRIA(S) DO CIRCULO OPERÁRIO GALÓPOLIS
De 02 de julho a 02 de setembro na Praça Duque de Caxias - Galópolis - Entrada Franca.
O patrimônio cultural não é um conceito abstrato, distante da realidade. Ele se circunscreve nas diversas esferas da vivência humana, representando os símbolos construídos socialmente a partir da interrelação entre (a)gentes semelhantes e diferentes. Matéria-prima para a memória e para a História – e vice-versa! –, estas referências culturais só têm sentido quando apropriadas e (con)vividas por aqueles que as constituíram. Por isso, os patrimônios são dinâmicos e se transformam de acordo com as mudanças e demandas das comunidades em que se inserem.
O Círculo Operário Ismael Chaves Barcellos, um dos primeiros círculos operários brasileiros, é um exemplo claro para esta afirmação: fundado em 1929 com o objetivo de organizar a vila operária de Galópolis, ele fomentou o assistencialismo e a sociabilidade local. Mesmo após sua dissolução em 1982, a(s) memória(s) do seu período de ouro – e sua decadência – permanece(m) viva(s) na(s) comunidade(s), sendo revisitada(s) a cada novo encontro com suas reminiscências – seja por meio de fotografias, documentos, lembranças ou da própria materialidade das suas sedes assistencial, esportiva e social, que continuam firmes na localidade.
Ao revisitar a(s) História(s) do Círculo Operário, percebemos que ele não ficou no passado. No presente, ele cumpre a importante função de Centro Comunitário para Galópolis, mesmo que interditado. A ação do abandono se expressa na deterioração dos seus elementos materiais e imateriais, e a cada dia que passa a(s) comunidade(s) que dele demanda(m) se mobiliza(m) mais em prol da sua retomada, para que seu futuro seja garantido.
Esta exposição surgiu por e pelo levante comunitário que busca a manutenção dos significados e das potencialidades que, seja como Círculo Operário ou como Centro Comunitário e Cultural Galópolis, este importante patrimônio relega. Organizada pelos voluntários e voluntárias do Projeto Inventário Participativo de Galópolis, a “História(s) e Memória(s) do Círculo Operário”, mais do que ser uma apresentação estanque, representa a força da autonomia comunitária na construção da(s) sua(s) própria(s) História(s).Ficha técnica:Curadoria, pesquisa, acervo e design: voluntários e voluntárias do Projeto Inventário Participativo de Galópolis.
A FUNDAÇÃO
Painel 1
AS SEDES
Painel 2
O CÍRCULO ASSISTÊNCIAL
Painel 3
O CÍRCULO ESPORTIVO
Painel 4
O CÍRCULO SOCIAL
Painel 5
A DISSOLUÇÃO
Painel 6
A RETOMADA INTERDITADA
Painel 7
O INVENTÁRIO PARTICIPATIVO
Painel 8